O presidente Jair Bolsonaro oficializou a recriação do Ministério das Comunicações. A decisão foi publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União na noite da última quarta-feira (10).
O governo federal informou que a recriação será feita “sem nenhum aumento de despesa”, aproveitando “apenas cargos de estruturas já existentes”.
A pasta havia sido extinta em 2016, pelo então presidente Michel Temer. A partir de então, a área das comunicações passou a fazer parte do Ministério da Ciência e Tecnologia, hoje comandado por Marcos Pontes.
O processo de divisão do Ministério de Ciência e Tecnologia deverá ser feito por Medida Provisória assinada por Bolsonaro, que precisa ser aprovada pelo Congresso. Caso contrário, as modificações perderão a validade.
Novo Ministro
O novo ministro responsável pela pasta será será o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN). Ele ficará encarregado pelas áreas de telecomunicações, radiodifusão e serviços postais.
Administrador de empresas, Faria não tem experiência na área de comunicação, mas é casado com Patrícia Abravanel, filha de Sílvio Santos.