Seminário debaterá desafios e soluções para o desenvolvimento sustentável da indústria de resíduos sólidos no Brasil

calendar 15 de maio de 2021
user Revista Voto

Encontro promovido pelas entidades do setor de manejo de resíduos sólidos brasileiro em parceria com o Grupo Voto reunirá autoridades e representantes de entidades públicas e privadas

 Discutir os avanços conquistados e a perspectiva de futuro da indústria ambiental brasileira de tratamento de resíduos sólidos, em face das contribuições do novo Marco Legal do Saneamento para a universalização da atividade no Brasil. Com este propósito, as entidades do setor e o Grupo VOTO, com o apoio da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, realizarão o Seminário Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável da Indústria de Resíduos Sólidos no Brasil. Líderes dos setores público e privado participarão do evento, nas modalidades online e presencial, no próximo dia 19, em Brasília (DF).

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, fará a palestra de abertura, na qual abordará as contribuições trazidas pelo novo Marco Legal do Saneamento para a sustentabilidade econômico-financeira da gestão de resíduos no Brasil, como fator de atração de investimentos privados necessários à universalização dos serviços de coleta e tratamento de resíduos.

Dados do governo federal apontam que um em cada 12 brasileiros, ou seja, mais de 17 milhões de pessoas não têm coleta regular na porta de casa, e a cada 10 sacos de lixo coletados, quatro terminam em lixões. Os índices de reciclagem não chegam a 4% enquanto países desenvolvidos reciclam oito vezes mais que o Brasil.

O histórico da indústria de resíduos sólidos, sua matriz de soluções e os avanços setoriais estarão nas falas dos presidentes do Instituto Brasileiro de Autorregulamentação no Setor de Infraestrutura (IBRIC), General Sérgio Etchegoyen, e da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), João Gianesi. No mesmo bloco estarão os presidentes da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), Carlos Silva; da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE), Luiz Gonzaga; do Sindicato de Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (SELUR), Leonardo Matheus Silva.

O seminário terá ainda a participação dos Ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, do Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Almirante Flávio Rocha, além de prefeitos, parlamentares e representantes da indústria ambiental de tratatamento de resíduos.

Gestão e modernização

A gestão comercial dos serviços e a modernização da indústria de resíduos sólidos devem encerrar o evento. No painel, serão discutidos a importância da regionalização, o manejo de resíduos enquanto infraestrutura de utilidade econômica domiciliar e os impactos positivos que a cobrança individualizada pelos serviços – prática consolidada ao redor do mundo -, trazem para a redução do desperdício, a sustentabilidade e modernização da atividade, em prol do meio ambiente. O bloco será composto por Eduardo Gurevich e Vanessa Rosa, da Lacaz Martins Advogados; Alexandre Uhlig, Diretor do Instituto Acende Brasil; Carlos Silva, Presidente da ISWA e Abrelpe, e Carlos Rossin, Diretor de Sustentabilidade do Selur.


Serviço

Seminário: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável da Indústria de Resíduos Sólidos no Brasil
Data: 19/05/2021 (quarta-feira)
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: Espaço Brasil 21 – Brasília (DF)
Inscrição: http://bit.ly/seminário-1905

 

 

VEJA TAMBÉM