O maior fórum de investimentos estrangeiros da América Latina começou nesta segunda-feira (31), e pela primeira vez, de forma totalmente online.
A quarta edição do Brasil Investment Forum (Fórum de Investimentos Brasil, em inglês) vai até terça-feira (1°). O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo Federal.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da República, Jair Bolsonaro, reafirmou o compromisso de seu governo com as reformas mesmo em cenários desafiadores.
“Meu governo tem compromisso com reformas e projetos estruturantes para reduzir o ‘custo Brasil’. Desenhamos soluções tributárias que asseguram a estabilidade macroeconômica em contexto de desafios orçamentários. Engajamos o setor privado, nacional e estrangeiro, na solução de nossos conhecidos gargalos logísticos e de infraestrutura”, declarou o presidente.
O Ministro da Economia, Paulo Guedes também marcou presença no evento e deu projeções positivas sobre o Brasil para os investidores estrangeiros. “A economia brasileira está de novo em uma rota surpreendente”, afirmou Guedes.
O otimismo com a economia brasileira também veio do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que afirmou que afirmou que a economia está reagindo bem. Neto também comentou sobre a importância do investimento do setor privado para o crescimento do país.
“Acho que é um mito entender que vamos reinventar o crescimento no Brasil com recurso público. É de amplo conhecimento que nosso espaço para investimento é muito pequeno, ainda que possa ser feita alguma otimização. Não será no âmbito público que nós vamos gerar um crescimento. Então, as soluções são privadas”, declarou o presidente do Banco Central.
Para o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que também esteve no evento, o setor privado pode auxiliar o Brasil a enfrentar melhor a pandemia. “Nesse momento de crise, a soma de esforços e recursos públicos e privados são fundamentais para superar os desafios da pandemia da covid-19”, declarou Queiroga.
Durante o fórum, o ministro da Saúde afirmou que toda a população brasileira estará imunizada até o final de 2021. Reforçando a projeção de Queiroga, o ministro da Economia, afirmou que isso será possível porque “não faltarão recursos para vacinas” garantiu o ministro.
“Sabemos que a expansão contínua da vacinação da nossa população contribui significativamente para a melhora das expectativas de crescimento da economia brasileira para este ano”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Nesta terça-feira (1º) acontece o segundo dia de evento e trará debates sobre infraestrutura, inovação, agricultura e ambiente de negócios. Confira abaixo a programação do evento:
BIF 2021: Programação 1º de junho
Para participar do evento e se juntar as grandes autoridades do governos e aos maiores líderes empresariais, se inscreva, gratuitamente, no site do Fórum de Investimentos Brasil.