A presidente do Grupo VOTO, Karim Miskulin, esteve hoje (09/02) reunida com o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, participando do evento promovido junto a associações e empresários. Quando os nomes da SDE foram apresentados, Karim comemorou que “50% da equipe é feminina, um timaço de mulheres super competentes”, reforçando a importância da presença feminina na política.
Para Jorge Lima, o Estado trabalhará a partir de três grandes pilares: a reindustrialização, a transição energética e o desenvolvimento regional com foco nas pequenas e médias empresas. A fim de identificar as alavancas que prejudicam a competitividade paulista, foi dito que o governador Tarcísio de Freitas criará um grupo chamado “Custo SP”.
A previsão é de que, em poucas semanas, também seja publicado um decreto para a criação do Conselho de Desenvolvimento Industrial, com metas de curto, médio e longo prazo. A intenção é atrair investimentos externos com projetos concretos, e trabalhar pela melhoria da competitividade das empresas. Para isso, a InvestSP precisará estar atenta aos movimentos dos mercados interno e externo.
O projeto Desenvolve SP terá como foco o empreendedorismo e a transição energética. Como a ideia é alavancar a inovação, alguns temas devem ganhar destaque: 5G, smart cities, parcerias com Senai e ICTs.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo também garantiu que o estado vai liderar a reforma tributária. Falou em desoneração da folha de pagamentos, da fase dois da ideia da proposta Appy, mas não falou da PEC 45 ou 110. “A substituição tributária é um problema sistêmico e precisa acabar”, declarou Jorge Lima, sem detalhar como e nem quando seria isso.
Segundo Karim, “mais do que nunca, o presente e o futuro precisam de disposição para vencer problemas e construir o amanhã. O que vi e ouvi no encontro reforça o absoluto comprometimento do governo por um São Paulo ainda melhor.”