Sebastião Melo
Prefeito de Porto Alegre/RS
Tenho dito (e escrito) que Porto Alegre voltou a andar para frente e está voando alto. Não são afirmações presunçosas, mas uma constatação que traduz conquistas coletivas. São os cidadãos que atenderam ao chamado para adotar e cuidar de espaços públicos. São os empresários que confiaram nas medidas de redução de impostos e desburocratização adotadas e voltaram a apostar e investir aqui. É, também, o poder público, com esta gestão que desde o dia 1 trabalha para devolver dignidade, autoestima e perspectiva de um futuro com desenvolvimento econômico e social do tamanho que a capital dos 251 anos merece.
Um novo contrato da prefeitura com a sociedade nos fez chegar a um momento que podemos classificar de efervescência, baseado no diálogo, na construção e na abertura ao setor produtivo da cidade para fazer a roda do desenvolvimento girar novamente. E trago aqui um dado que traduz essa estratégia de liberdade, segurança jurídica e corresponsabilidade com o futuro: do início da gestão até o presente, foram licenciados mais de 4 mil projetos de obras, somando R$ 40 bilhões em potencial de investimento para a cidade. Assim, mudança, transformação e inovação são palavras que entraram no nosso repertório para não saírem tão cedo.
A cidade que assistiu a uma revolução na convivência urbana chamada Orla do Guaíba agora se prepara para mais um capítulo. Acabamos de apresentar à sociedade a proposta para o trecho 2, que vai conectar o espaço público mais emblemático do momento, diante das duas entregas que já mudaram a interação dos moradores e elevaram o patamar de qualidade de vida e de atratividade nos trechos 1 e 3 – esse com a maior pista de skate da América Latina.
Estamos dando novo passo adiante rumo a uma Porto Alegre mais moderna e aberta ao turismo e às atividades culturais em um espaço inovador e de alto padrão. O futuro investimento nos 850 metros entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio, em uma área de 134 mil metros quadrados, vai consagrar essa mentalidade, com um Centro de Eventos para até 10 mil pessoas, novo anfiteatro, marina pública e esplanada para até 30 mil pessoas.
Mais um sonho porto-alegrense que sairá do papel por meio de parceria público-privada. Além de ter sido desenvolvida em diálogo com entidades do setor privado e interlocução com o setor de eventos do Brasil e do mundo para chegarmos à proposta de manifestação de interesse, vamos buscar no mercado o parceiro para viabilizar junto com a prefeitura e uma possível atuação conjunta com o Governo do Estado esse investimento de aproximadamente R$ 400 milhões.
A capital amiga do empreendedor, da inovação, das parcerias e do melhor ambiente de negócios do país quer cravar definitivamente também a bandeira no mapa mundial dos grandes eventos e do turismo. Porto Alegre merece sonhar grande. E o futuro é agora.
Crédito da imagem: Mateus Raugust/PMPA