A cerimônia ao ar livre em frente ao Palacio de los López, sede de governo da República do Paraguai, em Assunção, reuniu mais de 10 mil pessoas atentas à posse do novo presidente, Santiago Peña.
Entre as personalidades presentes, estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o rei Felipe VI da Espanha, o vice-presidente de Taiwan e outros líderes da América Latina.
À convite de Peña, a Presidente do Grupo Voto, Karim Miskulin, acompanhou de perto o evento, ao lado de Marly Parra, presidente do Conselho do Brasil de Ideias Mulher.
“Estar aqui é resultado de 19 anos de um trabalho sério para conectar investidores e governos. Nossa missão é encontrar oportunidades para setores importantes da economia brasileira e, também, para nossos clientes parceiros, que são as maiores empresas do país e do mundo em seus setores”, afirmou.
Ao ser empossado, o direitista do Partido Colorado assumiu, em discurso emotivo, o compromisso de resgatar a autoestima do Paraguai para se tornar a potência que um dia já foi. Peña foi enfático ao afirmar que priorizará na gestão a concretização de três metas: melhora na qualidade da água, investimento em busca de sustentabilidade energética e garantia de segurança alimentar.
Aos 44 anos, Peña é o presidente mais jovem da história do Paraguai na era democrática. É conhecido por ser um liberal crítico do regime da Venezuela.