Eleições, internet e fake news pautam debate no Fórum Jurídico

calendar 26 de abril de 2024
user Larissa de Bem

Um dos painéis mais aguardados do Fórum Jurídico Brasil de Ideias ocorreu nesta quinta-feira (24) e abordou os “Mecanismos de Aprimoramento do Processo Eleitoral”. A programação de três dias ocorre em Londres e é uma realização do Grupo VOTO, empresa com 20 anos de experiência na área de diplomacia empresarial e interlocução política, em parceria com o Conjur.

O painel contou com a participação de Alexandre de Moraes, Ministro do STF e Presidente do TSE, Benedito Gonçalves, Ministro do STJ, Raul Araújo, Ministro do STJ e do TSE, e do senador Ciro Nogueira.

Alexandre de Moraes enfatizou a necessidade da estabilidade democrática para garantir a estabilidade jurídica. Ele mencionou a evolução da necessidade do aprimoramento constante do processo eleitoral, citando a corrosão da democracia que começou duas décadas atrás.

Moraes também destacou a importância da proteção à dignidade e à democracia nas redes sociais. Ele ressaltou que o desafio do processo eleitoral é garantir que os eleitores não sejam bombardeados por notícias fraudulentas e discursos de ódio.

O Ministro Benedito, por sua vez, enfatizou a importância do compromisso da corregedoria com a implementação da resolução da cidadania inclusiva. Ele abordou o planejamento e a priorização das demandas para um atendimento eleitoral eficaz. Também mencionou o papel da justiça na fiscalização da forma de arrecadação dos partidos políticos.

Ministro Raul Araújo destacou que a democracia se baseia na soberania popular, sendo o povo o detentor do poder. Ele também chamou a atenção para a necessidade de combater as fake news e a desinformação, a fim de preservar a integridade das eleições. Araújo manifestou preocupação com o uso de inteligência artificial para criar ou modificar a realidade, manipulando a opinião pública e causando danos irreparáveis a reputações e candidaturas.

Por fim, o senador Ciro Nogueira reforçou a necessidade de superar ânimos acalorados com respeito e destacou o desafio da regulação das redes e da inteligência artificial. Ele reforçou que há uma necessidade de sinergia com a população e a vontade das pessoas, e expressou a perda de isenção de muitos meios de comunicação. Nogueira também mencionou um projeto de lei de sua autoria que busca criminalizar a utilização das redes sociais com tecnologia de IA para deturpar a realidade e proliferar mentiras.

VEJA TAMBÉM