Enquanto a terminologia ESG (Environmental, Social and Governance) invade o compliance das grandes corporações, não deixando margem a nenhum tipo de retrocesso no âmbito da governança, há empresas que mostram, na prática, a perenidade de ações que têm transformado a vida social das suas comunidades.
É a realidade da Alliance One Brasil, uma das mais expressivas exportadoras de tabaco do país, cujo faturamento foi de R$ 1,7 bilhão em 2022, com mais de 81 mil toneladas exportadas. Com uma usina de beneficiamento em Araranguá e cerca de 35% de seus produtores integrados residentes em Santa Catarina, a empresa tem como premissa o investimento em educação para aumentar a régua do capital humano regional.
Primeiro emprego
Em parceria com o governo municipal de Içara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Criciúma, a Alliance One Brasil participa da formação de jovens com idades entre 14 e 17 anos, que estão se profissionalizando como técnicos em assistente administrativo. Os adolescentes integram famílias atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bairro Jaqueline, em Içara.
A turma participa de 400 horas de aulas teóricas e conceituais e, até maio de 2023, exercem o aprendizado nas repartições da prefeitura, totalizando cerca de 1200 horas de atividades. São 16 meses de prática remunerada. O projeto de formação ainda compreende benefícios como vale-transporte e salário com carteira assinada.
Para o supervisor de Recursos Humanos da Alliance One, Evandro Silva, o desenvolvimento da iniciativa dialoga com os princípios e a cultura organizacional da empresa, olhando para o ser como protagonista do seu ecossistema. “Estamos honrados em liderar esta parceria cujo propósito introduz a formação continuada, diretrizes da nossa política de responsabilidade social e ESG”, avalia.
Responsabilidade social na prática
Com operação nos três estados do Sul, a Alliance One Brasil vem liderando investimentos transformadores em sustentabilidade: o projeto Baú Literário entrega mais de mil livros para cada biblioteca sediada em escolas rurais ou comunidades interioranas. Outra iniciativa que ganha tração no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná é o teatro Reciclamundo: disseminando a conscientização ambiental através da arte, mostra didaticamente para os alunos da rede pública a importância da boa gestão do plástico na rotina. Mais de 60 cidades foram contempladas com o espetáculo teatral, via Lei de Incentivo à Cultura, chegando a um público estimado de 10 mil jovens.