“Inovação e competitividade: desafios e oportunidades para um Brasil melhor”
O tradicional Almoço Brasil de Ideias, promovido pelo Grupo Voto e realizado em parceria com o Instituto Caldeira, deu início à programação do South Summit Brazil 2025, em Porto Alegre. Em um dos momentos mais simbólicos do calendário da inovação no Brasil, o evento reuniu, nesta quarta-feira (9), lideranças políticas e empresariais de destaque, consolidando seu papel estratégico como elo entre os setores público e privado.
“Foi uma honra abrir oficialmente o evento e dar início a essa importante discussão sobre o futuro do Brasil. O Almoço Brasil de Ideias reafirma nosso compromisso com o diálogo entre governo, setor privado e o ecossistema de inovação”, afirmou Karim Miskulin, fundadora e presidente do Grupo Voto.
O Governador Eduardo Leite, juntamente com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reforçaram a importância do South Summit para o estado e a cidade. O Governador destacou a “grande agenda de transformação para reorganizar o Estado” e ressaltou os recordes históricos de investimentos em pesquisa no Rio Grande do Sul. “Queremos aproximar a academia do setor privado para gerar resultados econômicos. O South Summit é a ‘cereja do bolo’, fortalecendo ainda mais o ecossistema gaúcho”, afirmou o governador.
O ponto alto da programação foi o debate sobre Inovação e Competitividade, com a participação de André Bier Gerdau Johannpeter (Gerdau), Mônica Monteiro (CNBC Brasil), Vanderson Aquino (Mêntore Bank) e Pedro Bartelle (Vulcabras). Sob a mediação de Pedro Valério, diretor-executivo do Instituto Caldeira, os painelistas discutiram os desafios do cenário econômico brasileiro e as soluções inovadoras necessárias para fortalecer o país.
André Gerdau destacou a importância da resiliência, ressaltando a necessidade de um ambiente propício à criação de empregos e ao crescimento econômico. “Precisamos de um espaço mais adequado para gerar riqueza e prosperidade”, afirmou. Pedro Bartelle reconheceu a alta produtividade do Brasil, mas alertou para a falta de competitividade global. Mônica Monteiro abordou a diversidade no processo de inovação, enfatizando a importância do olhar feminino nas decisões de consumo e a superação dos desafios impostos pela polarização. Por fim, Vanderson Aquino defendeu uma reforma voltada para as camadas mais simples da população, destacando a relevância do microcrédito como solução.