Jair Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto em uma eventual disputa presidencial em 2026 de acordo com um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas que foi encomendado pelo Progressistas. O ex-presidente aparece com 37,1%, superando Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 35,3%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais.
Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,5%, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 6,1%, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%.
Em um eventual segundo turno, Lula e Bolsonaro estariam praticamente empatados. O ex-presidente tem 41,7%, enquanto o petista aparece com 41,6%. Entre os entrevistados nesse cenário, 11,4% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum e 5,3% não souberam ou não quiseram responder.
Entretanto, Jair Bolsonaro não poderia disputar uma eleição presidencial no momento, já que uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o declarou inelegível até 2030 por ações que apuraram abuso de poder político enquanto ainda era presidente.
O Paraná Pesquisas também analisou outros dois cenários, com Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas substituindo o ex-presidente como candidato da direita. O levantamento mostra que ambos estão tecnicamente empatados com Lula dentro da margem de erro em um eventual segundo turno.