Segundo pesquisa EXAME/IDEIA publicada nesta sexta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro seria reeleito em qualquer cenário. Segundo o levantamento, Bolsonaro teria 30% das intenções de voto, contra 18% de Luiz Inácio Lula da Silva e 10% do ex-ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro. Atrás dele figuram Ciro Gomes, om 9%, Luciano Huck, com 5%, e João Doria, com 4%.
Em um cenário de segundo turno, Sérgio Moro aparece com 35% das intenções de voto, e o presidente com 41%. Se Bolsonaro enfrentasse Lula no segundo turno, ele receberia 43% das preferências, diante de 33% do petista. Contra o governador de São Paulo, João Doria, o presidente tem uma vantagem maior, com 42% das intenções de voto, e Doria com 21%.
Aprovação
O levantamento pesquisou também a satisfação com a maneira como o presidente governa. A aprovação do governo Bolsonaro voltou a subir, chegando a 39%.
O novo levantamento foi realizado com 1.200 pessoas, por telefone, em todas as regiões do país, entre os dias de 5 e 8 outubro. Os números gerais da pesquisa oscilaram dentro da margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.