O ministério da Economia, através da Câmara de Comércio Exterior, zerou o Imposto de Importação de mais de 41 produtos utilizados para combater a pandemia do novo coronavírus. Na prática, a medida barateia os produtos e diminui custos para o sistema de saúde brasileiro. A relação de produtos conta com insumos, produtos médico hospitalares e assessórios para fabricação de outros itens.
O primeiro grupo de itens com o tributo zerado inclui medicamentos como o paracetamol, substâncias como desinfetantes hospitalares e equipamentos como cilindros de oxigênio, câmeras/controladores faciais com leitura de temperatura e monitores de débito cardíaco. A nova Resolução também zera as tarifas de zinco e vitamina D. A medida tem validade até o dia 30 de setembro.
Com essa nova redução, já são 177 itens que tiveram o Imposto de Importação zerado como parte da política comercial no combate à pandemia da Covid-19.
Na noite da última quarta-feira (8), o Presidente Jair Bolsonaro anunciou que o país receberá mais matéria-prima para a fabricação da Cloroquina e Hidroxicloroquina. A medida é resultado de negociação feita diretamente entre Bolsonaro e autoridades indianas.