CARAÍVA: PÉ NA AREIA E MUITO AXÉ

calendar 8 de janeiro de 2025
user Juliana Nakad

Dias de descanso e desconexão. Essa era minha expectativa ao viajar para conhecer Caraíva, o vilarejo mais antigo do Brasil, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Situada na Costa do Descobrimento e a duas horas do aeroporto de Porto Seguro, Bahia, Caraíva existe há mais de 500 anos. Uma charmosa vila entre o rio, o mar e a aldeia indígena do Xandó, terra da tribo Pataxó.

Lá, a luz só chegou em 2008 e os carros ainda hoje não podem circular pelas ruas, que são de areia. Então, troquei os sapatos pelos chinelos e me joguei em dias ensolarados de puro axé.

O transfer nos deixou na beira do rio para a travessia de três minutos em canoa de madeira. Do outro lado, estava um simpático funcionário da pousada boutique que nos acolheu nessa experiência sublime.

Onde me hospedei

 Era uma vez, duas pessoas que resolveram mudar de vida: Ricardo (paulista e economista) e Thye (carioca e ex-atleta de pólo aquático). Os dois se conheceram e abriram, há cerca de um ano, a Vila Almesca. A inspiração do nome veio da árvore nativa da Mata Atlântica, muito usada pelos indígenas por suas propriedades medicinais.

A ideia era criar uma hospedagem que proporcionasse uma vivência singular no vilarejo. Investiram num projeto inovador, com muito design e sofisticação, sem lançar mão do cuidado com o meio ambiente.

O terreno da pousada fica numa esquina tranquila. A fachada com madeira de reflorestamento e muitas bananeiras já revela o que está por vir. Na entrada, uma pequena recepção e um bar dão as boas-vindas com água de coco doce e geladinha.

São 4 suítes, com 51 m2 cada, cama king size com colchão Zissou, forrada com lençóis Trousseau, banheira freestanding, jardim privativo e chuveirão pressurizado. O destaque fica por conta da piscina privativa no rooftop de cada quarto.

Na pousada o plástico é evitado. Os amenities estão em lindas cerâmicas, tanto no chuveiro quanto na pia. O frigobar fica discretamente localizado dentro de um armário de muito bom gosto. As luminárias, os lustres e os móveis da Artefacto Beach and Country completam a elegância do local.

Na cama, mimos nos esperavam: uma ecobag e um jogo de baralhos. Fomos presenteadas, também, com Havaianas. O serviço de arrumação do quarto é feito duas vezes ao dia. As garrafas d’água (de vidro, claro!) ficam à disposição nas cabeceiras.

O café da manhã, das 7 às 11h, é servido na varanda particular: a gente recebe um radinho (tipo walkie talkie) para fazer o pedido. O desjejum é de comer rezando de tão bonito e gostoso. Isso sem falar que a pousada fica perto do mar e podemos usar o “serviço de praia”. Eles preparam um cantinho na areia com ombrelone, cadeiras, esteiras e cooler. Em resumo, fiquei encantada com a Vila Almesca. Curti! Indico! Volto! E, para quem quiser saber mais detalhes sobre a minha viagem, é só procurar o destaque “Caraíva” no meu instagram: @natripdaju.

Juliana Nakada, publicitária e viajante

VEJA TAMBÉM