A pequena Isadora acordou cedo neste domingo (18/11) para um programa diferente. Ao lado dos pais, Jorge e Suélen Rolim, ela participou pela primeira vez, aos quatro anos de idade, de uma corrida de rua. A família de Canoas esteve entre as 2,8 mil pessoas que participaram da terceira e última etapa deste ano do Circuito Hospital Moinhos de Vento Poa Day Run.
Divididos em percursos de três, cinco, 10 e 21 quilômetros, os participantes encararam o tempo fechado junto ao Parque Marinha do Brasil com muita disposição. Exemplos inspiradores não faltaram. Os projetos Rosto ao Vento e Juntos Somos Um Só levaram cadeirantes e crianças com necessidades especiais para a pista, em triciclos adaptados empurrados por familiares e amigos.
Outra participação que arrancou aplausos do público foi a do empresário Daniel Mietlick. Ele correu cinco quilômetros com a tranquilidade e exuberância de um garoto, mas isso aos 90 anos de idade e pouco mais de oito meses após colocar um marcapasso no coração. “Corro desde pequeno e já participei de provas por todo o Brasil e América do Sul. Não tem remédio melhor que esse para a saúde”, ensina.
Houve também quem aproveitou o Poa Day Run para celebrar uma data especial. O engenheiro mecânico Elton Prado comemorou os 50 anos em grande estilo: segurando dois balões dourados com a idade, foi o primeiro de sua categoria na prova de cinco quilômetros.
A superintendente assistencial do Hospital Moinhos de Vento, Vania Rohsig, participou da prova, acompanhada pelo marido, pela filha e pelo genro. “É muito bom ver famílias aqui. Um parabéns especial aos corredores que trouxeram seus familiares com necessidades especiais”, elogia a superintendente.
Presença constante nas provas, o superintendente administrativo do Hospital, Evandro Moraes, também destacou o caráter familiar do Circuito e deu uma notícia animadora: “Nossa intenção é seguir com essa iniciativa no próximo ano, pois tem a ver com saúde e tem a ver com cuidar de vidas. É totalmente alinhada à missão do Hospital Moinhos de Vento”, aponta Moraes.
Com formato inédito no Sul do Brasil, o Circuito Hospital Moinhos de Vento Poa Day Run 2018 foi realizado em três etapas, com distâncias diferentes e progressivas em cada uma delas. Na primeira, ocorrida no dia 8 de abril, as distâncias eram de três, cinco e 10 quilômetros. No dia 12 de agosto, foram disputadas provas de três, cinco, oito e 16 quilômetros. A intenção foi de incentivar os atletas a aumentar seus desempenhos e testar seus limites.
Poa Kids Run – As crianças mereceram atenção especial no evento deste domingo. A Poa Kids Run reuniu pequenos corredores com idades entre quatro e 12 anos. Percorrendo distâncias de 50 a 400 metros, meninos e meninas se divertiram e encheram de orgulho pais e familiares. O bancário Jober Oliveira, 43 anos, por exemplo, acompanhou o filho Yuri, 8 anos. “O esporte traz ensinamentos como honestidade, persistência e companheirismo, valores que quero passar a ele desde agora”, diz Oliveira.
Confira os primeiros colocados gerais em cada prova:
3 quilômetros
Masculino: Matheus Silva da Silva
Feminino: Daiane Pedroso Moreira
5 quilômetros
Masculino: Adélio dos Santos
Feminino: Mary Medeiros
10 quilômetros
Masculino: Mateus Sacchett
Feminino: Julia Schutt
21 quilômetros
Masculino: Renan Correia
Feminino: Marlei Willers
Crédito da foto: Leonardo Lenskij.