A força-tarefa que será criada pelo governo federal para reduzir a violência na cidade do Rio de Janeiro prevê uma série de medidas sociais que vão focar diretamente na prevenção do problema. À frente destas ações estará o gaúcho Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social.
O anúncio foi feito pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, ao apresentar o programa nesta semana. “O comando de todas as atividades da área social ficará com Osmar Terra, por determinação do presidente, Michel Temer. Ele será o coordenador do esforço da União e o interlocutor com estados e municípios”.
A estratégia contará com medidas de curto, médio e longo prazo em áreas como assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos e segurança. O programa começa no Rio de Janeiro, mas deve se estender para outras regiões do Brasil onde a criminalidade também preocupa, inclusive Porto Alegre e cidades do interior gaúcho. “A violência é um dos maiores problemas do país e, hoje, na cidade do Rio de Janeiro, a situação é especialmente grave. Para mudar este cenário, nós estamos procurando fazer uma operação articulada”, explicou Terra.
Foto: Patrick Grosner/Ascom MDS