Guedes entrega hoje primeira fase da proposta de reforma tributariaO ministro da Economia, Paulo Guedes, se reúne na tarde desta terça-feira com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para fazer a entrega oficial da primeira fase da proposta de reforma tributária do Governo Federal. A reunião está marcada para à 14h30.
Esta primeira etapa deve propor a unificação do Pis e Cofins, resultando na criação de um imposto único chamado de Contribuição sobre Bens e Serviços. A alíquota seria de 12%.
Apesar de a unificação ser considerada um passo importante para a reforma tributária, a matéria ainda divide as duas Casas Legislativas, que ainda não formaram maioria sobre o tema.
Estados e municípios
Enquanto o governo investe pesado nas reformas de impostos Federais, Guedes sinalizou que não deve interferir, por enquanto, em impostos estaduais e municipais, como ICMS e ISS.
CPMF
Um dos itens que deve estar na agenda futura da equipe econômica é a recriação da CPMF, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira.
No último domingo, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, defendeu a proposta. Segundo ele, os valores arrecadados seriam utilizados para desonerar a folha de pagamento e para complementar um fundo para um programa nacional de renda mínima estudado pelo Governo Federal.
No mesmo dia, Mourão defendeu também a taxação de transações financeiras eletrônicas. Segundo ele, é preciso “achar um jeito” de tributar, mas garantiu que a taxação não se aplicaria a todos os tipos de transações.
Casas
Enquanto o Congresso Nacional segue dividido em relação ao plano do Governo, algumas Propostas de Emenda à Constituição que alteram o sistema tributário já tramitam nas duas Casas. Ambas as propostas preveem a extinção de uma série de tributos e a criação do Imposto de Valor Agregado, o IVA.