Helder Barbalho em Davos: Brasil pode liderar transição energética no mundo

calendar 23 de janeiro de 2025
user Marcia Rocha

O Governador do Pará, Helder Barbalho, está em Davos, na Suíça, para a 55ª edição do Fórum Econômico Mundial, que vai até sexta-feira (24). Convidado de um painel sobre estratégias de preservação da biodiversidade na Amazônia, Barbalho reforçou sua crença de que o Brasil tem plenas condições de assumir a liderança da transição energética no mundo.

Entusiasmado com a escolha da capital paraense para sediar a Conferência do Clima, Barbalho tem detalhado o que vem sendo feito para deixar Belém pronta para receber os cerca de 60 mil participantes esperados para a COP-30, em novembro. Medidas que, entre outras coisas, incluem a criação de uma rede alternativa de hospedagem por meio de parcerias com AirBnb e Booking, a contratação de dois navios transatlânticos que funcionarão como hotéis flutuantes. e isenção de ICMS para incentivar o setor hoteleiro a modernizar sua estrutura.
Cheio de planos para o evento, Barbalho também ficou animado com a nomeação de André Corrêa do Lago para a presidência da COP-30. Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores. O embaixador é conhecido por sua vasta experiência em negociações relacionadas ao clima e ao desenvolvimento sustentável e Barbalho parabenizou o Presidente pela escolha, em suas redes sociais.
Lula, aliás, não irá para Davos. O vice-presidente Geraldo Alckmin e o Ministro Fernando Haddad também não estarão presentes. Na delegação brasileira, além do Governador do Pará, estão Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Alexandre Silveira, de Minas e Energia.

VEJA TAMBÉM