MANIFESTAÇÕES: PEC DA SEGUNDA INSTÂNCIA DEVE TRANCAR PAUTA NO CONGRESSO

calendar 10 de novembro de 2019
user Larissa de Bem

Milhares de pessoas foram às ruas no sábado (09) para protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impedir a prisão em segunda instância. Movimentos ocorreram em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Salvador (BA).

A maior parte das manifestações foi convocada pelos grupos Vem Pra Rua, Movimento Brasil Livre e Nas Ruas. A decisão do STF resultou na soltura do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva, condenado no caso do triplex do Guarujá. Indignados com a sensação de impunidade, cidadãos de bem agora cobram do Congresso Nacional a votação da PEC da segunda instância.

Parlamentares como Marcel van Hatten (Novo), Jerônimo Goergen (PP) e Kim Kataguiri (DEM) articulam trancar a pauta até que a matéria seja votada.

São Paulo

A Avenida Paulista ficou lotada no trecho entre a alameda Campinas e a rua Itapeva. Com dois carros de som, o público pediu o impeachment de ministros do Supremo e pressionou pela votação da PEC da segunda instância. Políticos, artistas, empreendedores e famílias inteiras foram às ruas na tentativa de reverter a decisão, que deve permitir a soltura de quase 5 mil bandidos no país.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, milhares de pessoas protestaram na Avenida Goethe, em frente ao Parcão, no bairro Moinhos de Vento. Entre as lideranças presentes, destacaram -se o ex-senador Pedro Simon, o deputado federal Marcel van Hatten, os deputados estaduais Eric Lins, Luciano Zucco, Any Ortiz, Rodrigo Lorenzoni e Ruy Irigarai e os vereadores Comandante Nádia, Mendes Ribeiro e Felipe Camozatto.

VEJA TAMBÉM