São 20 anos do Grupo VOTO e fui desafiada a escrever sobre um estilo de vinho que fosse digno da honraria desta data comemorativa. Eu, que trabalho com vinhos há muitos anos, aprendi desde cedo a máxima de que “champagne is always the answer”. Sim, champagne é sempre a resposta. Parece um clichê suficiente para se tornar óbvio, mas já sabemos que tanto na política quanto no mundo dos vinhos, a verdade é obscena para quem não enxerga o óbvio.
Para celebrar 20 anos de resistência, reflexão e construção de pontes, nada mais verdadeiro e óbvio do que erguer uma taça de champagne. Coco Chanel costumava dizer que só bebia champagne em duas ocasiões: quando estava apaixonada e quando não estava. Paixão pelo Brasil e pelo nosso futuro é o que move Karim Miskulin da VOTO, uma mulher vocal, à frente de seu tempo e protagonista de suas ideias. Qualquer semelhança com as mulheres de Champagne parece mera coincidência, mas não é. O champagne tem uma história rica de tenacidade e inovação feminina.
Em um mundo totalmente dominado pelos homens, foram as mulheres de Champagne que desafiaram as normas e deixaram legados duradouros. Madame Clicquot, Louise Pommery, Mathilde Emilie Laurent-Perrier, Lily Bollinger e Carol Duval-Leroy são exemplos dessas mulheres pioneiras. Elas criaram técnicas, estilos e estratégias de mercado que transformaram o champagne em símbolo mundial de luxo e celebração, provando que determinação e talento podem quebrar barreiras sociais e econômicas.
Lily Bollinger, uma dessas célebres mulheres, costumava dizer sobre champagne: “Bebo quando estou feliz e quando estou triste. Às vezes, bebo quando estou sozinha. Quando tenho companhia, considero obrigatório”. É inegável atravessar 20 anos sem considerar os dias de luta e os dias de glória. Quem empreende sabe que liderar uma empresa há duas décadas é, muitas vezes, extremamente solitário, mas é preciso contar com grandes aliados para ir longe. Somos obrigados a concordar com Madame Bollinger quando decide beber champagne em todos estes cenários. O champagne é mais do que um símbolo de festa; é a própria encarnação da superação. Atrás de cada garrafa, existe um legado de resiliência. A região já enfrentou uma série de desafios ao longo dos séculos, desde pragas devastadoras, como a filoxera no final do século XIX, até os efeitos das duas Guerras Mundiais, que danificaram vinhedos e infraestrutura.
Atualmente, os desafios continuam incluindo as mudanças climáticas, que afetam as condições de cultivo, e a pressão econômica. Ainda há a necessidade constante de proteger a denominação “champagne” contra o uso indevido do nome em produtos de fora da região, mantendo seu status e prestígio global.
Mesmo em meio a tantos desafios, a resiliência aparece em sua diversidade de estilos. Do Nature (mais seco), passando pelo Extra Brut, Brut, Extra Dry, Demi-Sec até o doce — traz em si uma versatilidade capaz de atravessar quaisquer desafios. Na VOTO, a abertura para o diálogo, os diferentes pontos de vista e, acima de tudo, a diversidade no debate faz com que se perpetue ano após ano, independentemente de partidos.
Celebrar duas décadas do Grupo VOTO é brindar à paixão por um Brasil que resiste, transforma e ousa sonhar, assim como as borbulhas que acendem com brilho e persistência. A minha escolha de celebrar esses 20 anos com um champagne é, simbolicamente, abraçar o novo com coragem e paixão. É brindar às conversas desafiadoras, aos encontros que transformaram ideias em movimentos e às pontes erguidas com palavras e atos.
As bolhas que dançam na taça representam cada ideia que fez história no Brasil de Ideias, cada fala que tocou corações nos encontros da VOTO e fez a diferença. Despeço-me com uma taça de champagne desta narrativa de convencimento a vocês, leitores, com uma frase de Oscar Wilde: “Só as pessoas pouco criativas não conseguem encontrar um motivo para beber champagne.” Desejo a vocês criatividade sempre e vida longa ao Grupo VOTO.
Karene Vilela é publicitária formada pela ESPM. Imersa nos vinhos pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) e sommelier formada pela Court Master Sommelier, é detentora do título Dip WSET. É também CEO da Portus Cale Vinhos, sócia idealizadora do projeto Got Wine? e educadora da Wset na The Wine School Brasil. Seu Instagram é @kvilela