O WhatsApp, Instagram e Facebook estão fora do ar nesta segunda-feira (4). Usuários relataram dificuldade em acessar as redes sociais no início da tarde, tanto na versão mobile (para celulares) quanto web (para computadores).
Os serviços pertencentes à empresa de Mark Zuckerberg sofrem instabilidade em nível global, ainda sem previsão de retorno. Em nota publicada na conta oficial do Twitter, o Facebook – empresa detentora das três plataformas – informou que ainda não há um motivo conhecido para a falha, mas que está investigando o problema.
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, diz a publicação do Facebook no Twitter.
No perfil do Instagram na mesma rede social, a empresa publicou: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.
Com a pane, outros aplicativos de mensagens e interação na internet também registraram queixas de instabilidade, devido à alta procura de usuários que ficaram sem acessar o WhatsApp, Facebook e Instagram. O Telegram, por exemplo, relatou pico de reclamações por volta das 15h, além da plataforma chinesa Tik Tok.
Após o blecaute global, os usuários que tentam acessar o Instagram recebem a mensagem “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN”, o que levou especialistas a especularem a falha no DNS como possível razão para a queda dos serviços nesta segunda-feira.
DNS significa Domain Name System, que quer dizer Sistema de Nomes de Domínios. É um computador com uma espécie de banco de dados que relaciona o endereço “nominal” (site da Revista VOTO, por exemplo) com o endereço real (número de IP, de Internet Protocol) para poder acessá-lo.
Funciona assim: quando você digita www.revistavoto.com.br, os servidores DNS entram em operação e “traduzem” o endereço para o IP relativo ao site e permitem o acesso. Quando ocorre uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora de alcance.
No entanto, apesar das especulações, a empresa de Mark Zuckerberg ainda não confirmou a possível falha no DNS como o motivo do problema.
A queda do Facebook não parou só na internet. As ações da empresa na Nasdaq, na Bolsa eletrônica de Nova York, o segundo maior mercado de ações do mundo, registraram forte queda de quase 5% hoje, após a instabilidade generalizada dos serviços da plataforma nesta segunda.
A companhia encerrou o dia em baixa de 4,89%, com ações vendidas a US$ 326,23. O índice Nasdaq (Nasdaq Composite) — equivalente ao Ibovespa brasileiro — recuou 2,14% na sessão, o que trouxe pessimismo relevante nos mercados internacionais, incluindo o Brasil.
Apesar de o Facebook, bem como outras gigantes de tecnologia, não estar listado diretamente na Bolsa brasileira (B3), é possível investir em seus BDRs — recibos que replicam as ações de empresas estrangeiras negociadas em bolsas internacionais. Hoje, os BDRs do Facebook fecharam em queda de 3,96%, vendidos a R$ 63,85.
FONTE: G1/Portal UOL