O Grupo VOTO promoveu hoje mais uma edição do Brasil de Ideias em Brasília. O evento, que é o primeiro realizado na Capital Federal em 2024, reuniu 30 executivos, representantes de empresas brasileiras e internacionais, com o senador Efraim Filho (União Brasil-PB).
Relator do grupo de trabalho da Reforma Tributária na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, Efraim é porta-voz de pautas como a desburocratização dos processos e a desoneração da folha de pagamento. No evento, o senador criticou a tentativa do governo de acabar com a desoneração, e que a meta de alcançar o déficit zero em 2024 não é culpa desta medida.
“O Congresso fez a sua parte. Entregamos muito em termos de medidas arrecadatórias. Não é culpa da desoneração este discurso do governo de não entregar o déficit zero. O que eu vejo é o governo tentando encontrar narrativas para depositar nos ombros do setor produtivo e do Parlamento a culpa de não atingir a meta”, afirmou.
Efraim Filho também falou sobre as expectativas a respeito da segunda fase da reforma tributária e citou os avanços que o texto aprovado no Congresso vai proporcionar para os brasileiros. “A reforma tributária não vai aumentar os impostos. Ela vai transformar o que existe hoje em um índice que vai nos permitir avaliar o quanto pagamos. Em termos de cidadania fiscal vai ser uma grande evolução no Brasil”, explica
O almoço-debate também busca entender as perspectivas do senador em relação ao ponto de vista econômico e político para o ano eleitoral.
Para Karim Miskulin, presidente do Grupo VOTO, “é um grande privilégio fazer um evento com o Senador, que é um líder muito conectado com as dores do setor produtivo, sempre aberto a ouvir e agir em prol do que é benéfico para a economia e, portanto, para o crescimento da nossa nação”.