Durante o Seminário Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o presidente do New Development Bank (NDB), Marcos Troyjo, valorizou o Brasil como protagonista na segurança alimentar mundial. O executivo destacou que a disponibilidade abundante de água no território brasileiro será determinante para expandir a produção agrícola nacional, na qual o mundo inteiro será dependente.
“Da mesma maneira que existe o Vale do Silício nos Estados Unidos, que oferece insumo fundamental para a indústria de microprocessadores e gerou a grande indústria de tecnologia da informação, o Brasil é um vale da água e talvez tenha o mais determinante insumo para a segurança alimentar do mundo nos próximos 50 anos”, afirmou Troyjo.
Ao comparar a água ao petróleo, em importância econômica, o presidente do NDB salientou ainda que “o Brasil tem o potencial para se tornar a Arábia Saudita dos alimentos” e, nos próximos 15 anos, “por meio do agronegócio, se tornar um país rico”.
Também presente no Seminário, o ministro da Agricultura, Marcos Montes, realçou: “O mundo precisa do Brasil para consumir alimentos”.
O Seminário Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo foi realizado em Brasília nesta quarta-feira (24) e contou também com a presença de representantes setor do agronegócio, produtores rurais, além de secretários e ministros do governo.