PF instaura 37 inquéritos para apurar apoio de empresas à greve

calendar 27 de maio de 2018
user Rosane

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, informou na noite deste sábado (26), em entrevista coletiva junto com o ministro Sérgio Etchegoyen (Segurança Institucional), que a Polícia Federal instaurou 37 inquéritos em 25 estados para apurar prática de locaute (paralisação por iniciativa ou com apoio das empresas) durante a greve dos caminhoneiros.

Segundo Jungmann, houve “apoio criminoso” de empresas ao movimento, que, afirmou, “irão pagar por isso”. Ele disse que os identificados como responsáveis estão sendo convocados para prestar depoimento.

“Temos comprovado, seguramente, que essa paralisação por caminhoneiros autônomos, em parte, teve desde seu início a promoção e o apoio criminoso de proprietários, patrões de empresas transportadoras e distribuidoras. E podem ter certeza que irão pagar por isso”, declarou.

Segundo Jungmann, a Polícia Rodoviária Federal emitiu 400 autos de infração no valor total de R$ 2,03 milhões, sem incluir as multas de R$ 100 mil por hora determinadas em decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Sérgio Etchegoyen disse que o acesso aos principais aeroportos e refinarias e o trânsito em estradas que passam pelos principais corredores logísticos, como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, começaram a se normalizar.

Embora o ministro não tenha estimado uma data para a normalização, afirmou que o governo tem a percepção de que a situação “caminha” para a normalidade.

VEJA TAMBÉM