Após os resultados positivos do PIB (Produto Interno Bruto de Bruno) no primeiro trimestre, as projeções do mercado financeiro para o crescimento dos indicadores em 2021 melhoraram. Da semana passada para esta, a expectativa de crescimento saltou de 3,96% para 4,36%
Os números são do Boletim Focus do Banco Central, divulgado nessa segunda-feira (7). O documento reúne a estimativa de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.
Se confirmado, esse desempenho positivo do PIB em 2021 será suficiente para restaurar a queda de 4,1% em 2020. A recessão do ano passado foi impulsionada pelo impacto econômico da pandemia do novo coronavírus e pelas medidas de distanciamento social. Portanto, o crescimento do PIB neste ano depende da melhora da crise de saúde e do avanço da vacinação.
A projeção para a inflação deste ano continua subindo, tendo ultrapassado o limite superior há uma semana. A estimativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atinja 5,44% ao final do ano.
De acordo com a meta de inflação do Conselho Monetário Nacional (CMN), o teto para este ano é de 5,25%. O centro da meta é 3,75%, mas uma tolerância de 1,5 pontos percentuais acima e abaixo permite que o índice varie entre 2,25% e 5,25%.
Com informações da CNN Brasil