A prefeitura de São Francisco de Paula decreta situação de calamidade pública na segunda-feira após o vendaval que destruiu parte da cidade na manhã deste domingo. Pelo menos uma morte foi confirmada e 12 pessoas estão desaparecidas na cidade da Serra gaúcha. Outras 70 receberam atendimento médico no hospital da cidade.
Segundo o vice-prefeito, Tiago Teixeira, 270 famílias foram cadastradas para passar a noite no ginásio de esportes localizado na Rua Santos Dumont, no Centro de São Francisco de Paula, já que tiveram suas casas danificadas. O local também serve como central para recebimento de doações.
Os itens prioritários são alimentos, água, materiais de limpeza e de higiene pessoal, além de velas, já que a previsão é que a energia elétrica só retorne amanhã no município. Doações já foram recebidas de moradores de Gramado, Canela e Caxias do Sul. O governo do Estado confirmou hoje a liberação de R$ 175 mil para a área da saúde.
Diversos bairros tiveram estragos em função do temporal, mas a situação é mais crítica na região de Santa Isabel, São Miguel, Pedra Branca, Querência, Vila Jardim e Gaúcha. Casas foram destruídas, árvores caíram e armazéns ficaram destelhados.
De acordo com os bombeiros, no bairro Santa Isabel, o mais afetado, pelo menos 100 casas foram destruídas. O prefeito Marcos Aguzzoli disse à reportagem da Gaúcha que estima um número de mil residências danificadas em toda a cidade, no entanto o levantamento oficial ainda não foi concluído.
Há 15 anos, São Francisco de Paula foi atingida por um tornado e, segundo o prefeito, guarda semelhanças com o temporal desta manhã. Conforme ele, os estragos são superiores.
Fonte: Rádio Gaúcha
Foto: Junior Silva/ Divulgação