De frente com empresários de São Paulo, Jorge Lima projeta mais competitividade para o Estado

calendar 14 de fevereiro de 2023
user Paula Tweedie

 

Em jantar intimista, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, conversou com um seleto time de executivos a convite da presidente do Grupo Voto, Karim Miskulin. 

“Noite especial para ouvir mais do que um amigo, um líder com vasta experiência empresarial, que sempre orgulhou as companhias nacionais e multinacionais pelas quais passou. Jorge Lima fez, também, um trabalho espetacular na equipe do ministro Paulo Guedes no Governo Federal, em nome do empreendedorismo, sempre fomentando o desenvolvimento econômico brasileiro”, declarou Karim. A ideia de promover este encontro foi justamente para unir forças e fazer o Brasil avançar. A partir de agora, Jorge Lima estará à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, trazendo todo seu talento e, principalmente, pessoas e lideranças que estejam comprometidas com o combate à corrupção, a competitividade da indústria brasileira, a desburocratização da máquina pública e a liberação dos entraves que atrapalham o empreendedorismo e que atrapalham, também, o dia-a-dia.

Segundo Jorge Lima, São Paulo trabalhará a partir de três grandes pilares: a reindustrialização, a transição energética e o desenvolvimento regional com foco nas pequenas e médias empresas. A fim de identificar as alavancas que prejudicam a competitividade paulista, Tarcísio de Freitas criará um grupo chamado “Custo SP”. 

A previsão é de que, em poucas semanas, também seja publicado um decreto para a criação do Conselho de Desenvolvimento Industrial, com metas de curto, médio e longo prazo. A intenção é atrair investimentos externos com projetos concretos, e trabalhar pela melhoria da competitividade das empresas. Para isso, a InvestSP precisará estar atenta aos movimentos dos mercados interno e externo.

O projeto Desenvolve SP terá como foco o empreendedorismo e a transição energética. Já que a ideia é alavancar a inovação, alguns temas devem ganhar destaque, como 5G, smart cities, parcerias com Senai e ICTs.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo também disse que o estado vai liderar a reforma tributária. Falou em desoneração da folha de pagamentos e da fase dois da ideia da proposta Appy. “A substituição tributária é um problema sistêmico e precisa acabar”, afirmou Jorge Lima.

Além da interação com o secretário, os convidados recepcionados em petit comité puderam apreciar as obras de arte selecionadas pela Dila Oliveira Galeria. A criteriosa curadoria trouxe para o encontro aquilo que todos precisam para uma vida um pouco mais leve: arte e beleza.

 

VEJA TAMBÉM