Indústria apresenta ligeira melhora na confiança

calendar 11 de maio de 2023
user Larissa de Bem

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou discretamente em maio de 2023. Embora a alta tenha sido de apenas 0,4 ponto, indo de 48,8 para 49,2 pontos, isso é um bom sinal para o setor.

Os empresários da indústria estão enfrentando um período difícil desde março deste ano, com uma falta de confiança generalizada. Esse cenário é retratado pelo ICEI, que é calculado numa escala de 0 a 100, na qual 50 pontos são considerados o ponto de equilíbrio. Quanto menor o índice, maior é a falta de confiança.

Estudo da CNI

A pesquisa entrevistou 1.450 empresas (sendo 571 de pequeno porte, 549 de médio porte e 330 de grande porte) durante uma semana em maio. Os resultados mostraram que a confiança aumentou um pouco em relação tanto às condições atuais quanto às expectativas futuras.

Para o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, embora pequena, a recuperação foi observada em todos os componentes do índice de confiança. São eles: o Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas.

Azevedo afirma: “Esse aumento indica que os empresários estão vendo o momento atual em relação aos últimos seis meses de forma um pouco menos negativa em maio do que em abril. É o primeiro avanço mensal do índice desde setembro de 2022.”

O Índice de Condições Atuais subiu 0,6 ponto para 43,1 pontos, indicando que os empresários estão vendo o momento atual de forma um pouco menos negativa em maio do que em abril. Já o Índice de Expectativas avançou ligeiramente, com um aumento de 0,3 ponto para 52,2 pontos, indicando que os empresários estão um pouco mais otimistas em relação ao cenário dos próximos seis meses.

O ICEI

Confira o ICEI na íntegra aqui.

VEJA TAMBÉM