Deputado Aguinaldo Ribeiro fala sobre Reforma Tributária no Brasil de Ideias

calendar 13 de setembro de 2023
user Otavio Rosso

O relator da Reforma Tributária na Câmara, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), abriu nesta quarta-feira (13/08), a série de debates sobre o tema promovida pelo Grupo VOTO, em Brasília (DF). Ele reiterou que apenas com a aprovação da proposta que está no Senado, será possível simplificar o sistema atual, formalizar serviços e reduzir a carga de tributos que recai sobre empresários e contribuintes.

A gente precisa ter equilíbrio nisso para não ter excesso. É preciso ter muito cuidado nessa transição para garantir a segurança jurídica. O nosso problema hoje é que se está sempre revisitando algo que já foi decidido”, alertou o parlamentar. “Sempre pode melhorar, mas já tivemos um avanço.”

O relator disse que “haverá um período de acomodação” para adaptar as mudanças e às circunstâncias atuais. “A gente está trabalhando para construir um sistema e um país melhores”, disse. 

Bem-humorado, o parlamentar resumiu o que se transformou a Reforma Tributária para ele: “Isso [a Reforma Tributária] virou um sacerdócio para mim”, afirmou ele, lembrando a proposta aprovada foi a possível. “A gente construiu o que foi politicamente possível.”

Desafios e dúvidas 

Os participantes do seminário questionaram sobre eventuais alterações que podem ser incluídas na proposta e o detalhamento sobre tramitação e votação no Senado. O parlamentar lembrou que 27% dos tributos envolvem o setor de serviços, algo que todos devem ter em mente, porque pesa nas discussões.

O deputado ressaltou que essa discussão, como a de hoje, é um exemplo de buscar aproximar o sistema produtivo e avançar. Segundo ele, este é o diferencial, considerando que a Receita Federal sempre foi um tema distante.  

A gente vai se preocupar mais em como e quanto a gente arrecada. Quanto a gente gasta? A gente está sendo efetivo no gasto?”, reagiu. “Para mim a Reforma Tributária é uma questão de cidadania fiscal.”

O deputado disse que o esforço é colocar a Reforma Tributário aprovada em prática já no primeiro semestre de 2024 o aprovado na proposta. “Temos de correr para colocar tudo isso em ação e vamos ter uma bela discussão para a legislação complementar

Discussões no Senado

As discussões no Senado estão concentradas, neste momento, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na qual o senador Eduardo Braga (MDB-AM) é o relator. Os debates avançam com audiências semanais e grupos de trabalho ativos. A expectativa é concluir os debates até o fim do ano para ser promulgada no máximo em dezembro.   

Esse é um debate que sempre teve nas duas Casas, na Câmara e no Senado”, afirmou o deputado, dizendo que está muito confiante. “Acho que em novembro fechamos esta questão no Senado.”

A seguir, os principais pontos em discussão no Senado.

VEJA TAMBÉM