A cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, lidera o Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento foi divulgado na última quarta-feira (24) e analisou um total de 410 municípios com população acima de 80 mil habitantes.
O ranking leva em consideração diferentes pilares da administração pública como sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano, telecomunicações.
Os dados utilizados para o estudo foram da prévia do Censo Demográfico de 2022, do IBGE, já que os números definitivos ainda não haviam sido divulgados durante a realização da pesquisa.
A capital catarinense é seguida por São Paulo, Barueri, Porto Alegre e São Caetano, respectivamente. Na edição de 2022, Florianópolis ocupava a segunda posição, ficando atrás somente da cidade de Barueri. De acordo com o estudo, a cidade comandada pelo prefeito Topázio Neto obteve avanços significativos nos pilares de saneamento, segurança e meio ambiente.
Das 100 cidades melhores colocadas no ranking, 98 são das regiões sul e sudeste. Apenas Recife (PE) e Campo Grande (MS) representam as regiões Nordeste e Centro-Oestenas melhores colocações.
Ranking de Competitividade dos Municípios (20 mais bem colocados)
1- Florianópolis (SC)
2 – São Paulo (SP)
3 – Barueri (SP)
4 – Porto Alegre (RS)
5 – São Caetano do Sul (SP)
6 – Curitiba (PR)
7 – Campinas (SP)
8 – Vitória (ES)
9 – Santana de Parnaíba (SP)
10 – Santos (SP)
11 – Maringá (PR)
12 – Belo Horizonte (MG)
13 – Balneário Camboriú (SC)
14 – São Bernardo do Campo (SP)
15 – Blumenau (SC)
16 – Jundiaí (SP)
17 – Jaraguá do Sul (SC)
18 – Criciúma (SC)
19 – Indaiatuba (SP)
20 – São José do Rio Preto (SP)