Marcos Troyjo é galardoado pela Oxford

calendar 12 de maio de 2023
user Fernando Guimaraes

Economista e ex-presidente do Banco dos Brics será “fellow” na área de liderança transformacional na Blavatnik School of Government

 

A distinta Universidade de Oxford nomeou o economista político brasileiro Marcos Troyjo como “Transformational Leadership Fellow” (acadêmico visitante na área de liderança transformacional). “A Bolsa Oxford TLF é destinada a um grupo seleto de líderes em seu auge”, afirma a Universidade de Oxford. “Eles compartilham seus conhecimentos e experiências, refletem sobre suas fortalezas e concebem maneiras de impulsionar missões públicas mais amplas”.

 

Troyjo ocupou anteriormente o cargo de secretário especial do Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia durante o governo de Jair Bolsonaro, a pedido do então Ministro da Economia Paulo Guedes, decidiu deixar sua posição para assumir a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics – um grupo de países em desenvolvimento composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

 

Na Blavatnik School of Government, que é vinculada à instituição de ensino britânica, Troyjo atuará como bolsista de liderança transformacional. Essa oportunidade é concedida a indivíduos célebres dos setores público, privado ou sem fins lucrativos, à medida em que buscam ampliar suas perspectivas e se preparar para o próximo estágio de impacto no mundo. De acordo com o material divulgado, Troyjo vai atuar como pesquisador visitante até 2024. O grupo de pesquisa ao qual Troyjo se junta foi criado para líderes com sólidas e importantes carreiras, permitindo que compartilhem conhecimentos e experiências sobre como impulsionar missões públicas. 

 

Exemplo disso foram as incontáveis e valorosas participações de Troyjo ao longo dos doze anos em que o Grupo VOTO, por meio do Brasil de Ideias, promoveu debates globais a fim de estreitar os laços entre os setores público e privado, buscando, no exterior, investidores interessados pelo gigante potencial de abertura do mercado brasileiro. Além disso, o economista também emprestava a sua voz para a Revista VOTO, na qual já estampou capas e assinou notáveis artigos.

 

Com mestrado e doutorado em sociologia das relações internacionais pela Universidade de São Paulo, além de pós-doutorado pela Columbia University, Troyjo é autor de livros sobre desenvolvimento, tecnologia e questões globais. Ele é membro do Fórum Econômico Mundial e possui experiência como professor de assuntos internacionais e públicos. Durante sete anos, foi diretor do laboratório da Universidade Columbia focado nos Brics.

VEJA TAMBÉM