Meirelles vai renunciar para tentar à Presidência

calendar 27 de março de 2018
user Rosane

O ministro da Fazenda Henrique Meirelles decidiu renunciar ao cargo no início de abril para se filiar ao MDB e tentar viabilizar sua candidatura à Presidência da República. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. O ministro teria acertado os detalhes de sua saída da pasta com o presidente Michel Temer (MDB) na sexta-feira (23), indicando para o seu lugar os nomes dos secretários de Acompanhamento Fiscal, Mansueto Almeida, e da Secretaria-Executiva, Eduardo Guardia, favorito da equipe econômica.

Meirelles deverá se filiar ao MDB mesmo sem a garantia de que será o candidato do partido ao Palácio do Planalto. De acordo com aliados, o ministro da Fazenda teria dito, na conversa com Temer, que sabia não ser o preferido da sigla para a candidatura, mas que trabalharia para tornar-se um nome viável até junho.

Em conversas recentes com auxiliares, Meirelles avaliou que “cumpriu uma etapa” ao assumir o Ministério da Fazenda durante a crise econômica de 2016, e acrescentou que mesmo com pequenas chances de ser eleito, já que tem apenas 2% das intenções de voto do eleitorado brasileiro, ele acredita que deve assumir o risco, já que, aos 72 anos, essa pode ser a sua última oportunidade de disputar uma eleição presidencial.

O anuncio oficial da renúncia de Meirelles deverá ser feito no dia 2 de abril. O ministro fica no cargo até o dia 6, sexta-feira. No sábado (7) termina o prazo de desincompatibilização dos candidatos de seus postos no governo.

Foto: José Cruz/ABr

VEJA TAMBÉM