O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (12) uma nova plataforma para divulgar o cenário de casos e óbitos relacionados à Covid-19. O novo modelo permite acompanhar a análise de casos e mortes de forma regionalizada e por municípios, entre outras informações. O objetivo, segundo a pasta, é oferecer uma ferramenta mais precisa sobre o cenário atual da doença e permitir ao Poder Público adequar ações e agir com mais efetividade na proteção e assistência à população.
O objetivo é que a nova plataforma tenha tudo o que a anterior já trazia acrescida de informações mais detalhadas. Os dados são abertos, o que significa que qualquer pessoa pode fazer download e utilizá-los para análises e avaliação de cenários.
A nova ferramenta é lançada em meio a acusações de que o governo federal estaria tentando esconder o número de mortes causadas pelo coronavírus. Durante a semana, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, destacou que o ministério tem realizado todos os esforços para garantir a transparência dos dados. “Não tem horário para publicar dados. Disponibilizamos assim que eles chegam”, afirmou.
O presidente Jair Bolsonaro também falou sobre as acusações, e garantiu que o governo não está escondendo informações. “Essa história não é verdade. Este governo não tem medo da verdade”, disparou durante reunião do Conselho do Governo.