Construtor de pontes, líder espiritual de mais de um bilhão de fiéis e voz ativa nos grandes dilemas do nosso tempo, o Papa Francisco transformou o papado em uma plataforma de diálogo global.
Primeiro pontífice jesuíta e o primeiro vindo da América Latina, Francisco foi além das fronteiras da fé. Com origem argentina e trajetória marcada pela simplicidade, assumiu o Vaticano com coragem para modernizar estruturas, aproximar a Igreja dos mais vulneráveis e propor uma espiritualidade conectada aos desafios sociais, ambientais e humanos do século XXI.
Com frases como “apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos”, reafirmou o papel do diálogo como ferramenta de transformação — entre nações, religiões e pessoas.
O mundo se despede de um líder cuja presença ecoou em cúpulas multilaterais, discursos nas Nações Unidas e nas ruas mais esquecidas do planeta. Um símbolo de fé ativa, lucidez política e escuta genuína.
O Grupo Voto presta homenagem à sua memória e reafirma a importância de lideranças que inspiram, conciliam e constroem, com firmeza e sensibilidade, os caminhos do futuro.