A aprovação em segundo turno do texto-base da Reforma da Previdência tem repercussão imediata na economia nacional. “O resultado na Câmara é uma mensagem fortíssima para o mercado”, acredita o deputado federal e ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM). A expectativa é de que o projeto também seja validado pelos senadores até o final de setembro.
Onyx foi temporariamente exonerado do cargo de ministro para participar da votação. A Reforma da Previdência é o principal projeto do governo federal para garantir a sustentabilidade financeira do País. O objetivo é conter o déficit previdenciário, que em 2018 foi de R$ 264,4 bilhões. “É uma vitória, significa que vem um momento muito positivo para o Brasil”, salienta.
Em mensagem enviada à equipe da VOTO na manhã desta quarta-feira (07), o deputado e ministro afirmou que o governo tem convicção de que, no Senado, o resultado também será favorável. “O parlamento brasileiro dá uma demonstração de patriotismo. A potência fiscal de mais de 900 bilhões de reais será fundamental para, como diz o presidente Bolsonaro, fazer deste grande país, uma grande nação”, completou.
Impacto na Bolsa de Valores
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, fechou em alta de 2,06%, maior avanço diário em mais de dois meses. Investidores estão atentos aos trabalhos no Congresso e à declaração do Banco Central de que um novo corte pode ser feito na taxa básica de juros do Brasil, a Selic.