Após mais de um ano de bloqueio, Portugal reabre suas fronteiras aos turistas brasileiros a partir desta quarta-feira (1º). A decisão foi publicada no Diário da República, com validade até 16 de setembro, “podendo ser revisada a qualquer momento”, considerando a situação epidemiológica do país.
A partir de agora, além dos passaportes, os brasileiros em viagens não essenciais para Portugal precisarão apenas de exame PCR ou teste rápido negativo para a covid-19 realizado com 72 horas de antecedência. Vacinação com o esquema completo (uma ou duas doses) e cumprimento de quarentena não serão necessários. Crianças com menos de 12 anos não precisam apresentar o teste negativo.
O passageiro também precisará preencher um formulário de viagem e adquirir um seguro de viagem para cobrir as despesas da Covid. O documento não informa se as vacinas são um pré-requisito para a entrada no país.
Com as novas regras, brasileiros passam a cumprir as mesmas exigências feitas a países da União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia.