Conheça Santiago Peña, presidente empossado no Paraguai

calendar 15 de agosto de 2023
user Otavio Rosso

O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, tomou posse nesta terça-feira (15), em Assunção. Ele venceu as eleições em abril deste ano, quando recebeu 43% dos votos válidos e manteve a hegemonia do Partido Colorado no país vizinho. A cerimônia de posse contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Formado em Economia e mestre em Administração Pública pela Columbia University, Santiago Peña atuou durante anos no Banco Central do Paraguai, integrando conselhos de liderança na entidade. Antes disso, em 2009, trabalhou no Fundo Monetário Internacional (FMI), onde dirigiu a ligação do órgão com os países africanos. Segundo ele, nesta experiência pode visualizar o potencial do Paraguai no exterior.

Em 2015, durante o governo de Horacio Cartes, Peña foi convidado a comandar o Ministério da Economia. Foi o passo que ele precisava dar para entrar de vez no mundo da política. Dois anos depois, o economista disputou as prévias do Partido Colorado para a presidência, mas acabou sendo derrotado por Mario Abdo, que foi eleito nas eleições gerais e será substituído por Peña.

Após a sua fracassada primeira tentativa de se tornar presidente, Santiago Peña foi para o setor privado. Em 2018, assumiu o conselho de administração do Banco Basa, que pertence a um conglomerado empresarial do ex-presidente Horacio Cartes. 

Durante a campanha presidencial deste ano, Peña prometeu “mais dinheiro no bolso dos paraguaios”, geração de empregos e formalização da economia. Atualmente, o país enfrenta problemas como a evasão fiscal, a informalidade do trabalho, impactos da seca e a pobreza que atinge populações camponesas e indígenas.

VEJA TAMBÉM